Perfil

Just a translator? I'm an accountant, It support, marketer manager, director, personal assistant, account manager and translator.

Nascida em Paris (França), a Gerente da MD-TRAD, Unipessoal Lda, Dr.ª Manuela Domingues, licenciou-se em Línguas Estrangeiras Aplicadas (espanhol, francês, inglês, português e russo) na Universidade do Minho. Durante o seu percurso académico, viajou até Bruxelas, no âmbito do programa Erasmus, onde desenvolveu mais competências na área da tradução e da interpretação, no Instituto Superior de Tradutores e de Intérpretes. Para finalizar a sua licenciatura, estagiou, durante 5 meses, na Universidade de São Petersburgo (Rússia), onde traduziu guias turísticos e uma gramática de russo para português.
Prosseguiu com os seus estudos enquanto iniciava a sua carreira de Tradutora Freelancer e Interna em diversas empresas de exportação e de transportes internacionais, obtendo, por conseguinte, uma Pós-graduação em Tradução para Legendagem no Instituto Superior de Tradutores e Intérpretes (Porto), uma Pós-graduação em Russo Avançado para Turismo e Empresas (Universidade do Minho) e o CAP de Formadores.
Após um período de dez anos, durante o qual exerceu as funções de Tradutora e de Gestora de Clientes por conta de outrem, e adquiriu conhecimentos na área do comércio internacional e dos transportes terrestres, gerindo e trabalhando, desta forma, com clientes de grande prestígio do setor automóvel, tais como Gefco, Continental, Peugeot Citroën, entre outros, decidiu abrir a sua própria empresa, dedicada à tradução, legendagem, formação e consultoria linguística, em maio de 2016.
Atualmente, a empresa conta com cerca de 20 colaboradores, de modo a responder às mais diversas combinações linguísticas e áreas de especialização solicitadas pelos clientes, que recorrem a ela.
A Gerente e Tradutora, Dr.ª Manuela Domingues, é membro da APTRAD (Associação Portuguesa de Tradutores e Intérpretes) e Proz.com Certified PRO, de acordo com a norma europeia EN-15038:2006.